16 de nov. de 2008

Você reclama de tudo???

Era um lindo dia de sol, onde os pássaros cantavam alegremente, os cães faziam suas perseguições aos motoqueiros, quando o pneu da moto que trabalho furou. Pedi socorro ao mecânico que veio buscar minha moto pra fazer o reparo. Fomos conversando no trajeto até a oficina, ou melhor, ele foi reclamando em todo o percurso. Comecei então a pensar, porque as pessoas reclamam tanto? Para algumas são os políticos, para outros os impostos ou que a situação financeira está difícil, alguns reclamam dos filhos, dos membros da igreja. Existe até alguns que reclamam porque nasceram.

No livro de II Reis capítulo 5 é relatado à história de uma moça, que a Bíblia não cita o seu nome, talvez desconhecida para alguns, mas com uma grande lição para nossa vida. Devido à desobediência do povo, Deus permitiu que a Síria saísse vencedora no confronto com Israel. Algumas pessoas foram levadas cativas, e dentre elas estava essa jovem moça, que tinha sido arrancada do meio de seu povo, do meio de sua família. Estava sendo arrancado dela os sonhos que ela havia planejado a vida inteira, para ir como escrava em uma outra nação.

Essa moça tinha tudo para ser uma murmuradora, para ficar reclamando da vida, quem sabe até tentando arrumar defeitos para não trabalhar, procurando armadilhas para prejudicar os seus senhores. Mas não foi isso que ela fez. Ela era serva na casa do general sírio, o segundo homem mais importante daquele país. Naamã, o seu chefe sofria de uma doença que hoje chamamos de hanseníase, ou popularmente lepra. Naqueles tempos essa doença não tinha cura. E o pior, a pessoa que tinha essa doença morava fora da cidade, já que é uma doença contagiosa. E além disto, quando alguém se aproximasse ela deveria gritar: Imundo!!!! Imaginem o constrangimento desse homem acostumando a liderar pessoas.

Aquela moça poderia estar alegre por ver o seu algoz sofrendo, ou quem sabe pensar que fosse um castigo de Deus, mas a sua reação foi de compaixão. Ela então diz para seu senhor ir até o profeta Elizeu que este com o poder de Deus o curaria, o que de fato aconteceu. Essa moça tinha tudo para viver reclamando da vida, da mesma forma que o povo de Israel ao deixar o Egito em direção a Canaã, mas não foi isso que ela fez. Mas ela fez exatamente ao contrário. Hoje nós temos a nossa casa, nossa família, nossos amigos, podemos passear, se divertir, dar boas gargalhadas e ainda assim há pessoas que vivem reclamando, olhando somente as coisas negativas e tendo uma visão pessimista. Acabamos esquecendo de ver o lado positivo das coisas.

Assisti um vídeo que retratava a historia de um homem chamado Tony Melendez. Este homem não tinha braços mas tinha sonhos. Ele poderia passar o resto de sua vida reclamando, mas ele preferiu correr atrás de seus sonhos, e literalmente usando os pés. Com os pés ele é capaz de dirigir e até mesmo tocar violão. Ele diz que muitos que tem o corpo perfeito ficam reclamando dizendo que não podem e arrumando desculpas para se esquivar dos deveres. Outra pessoa que tinha tudo para ser um murmurador e é um exemplo de bom humor.

A escritora cristã Ellen White diz que há homens que possuem excelentes faculdades, mas que chegam a um ponto de parada. Não vão em frente, para a vitória. E a habilidade com a qual Deus os dotou é de nenhum valor a Sua causa, pois não é usada. Muitos desses homens se encontram entre os murmuradores. Murmuram porque, dizem, não são apreciados. Mas eles não se apreciam a si mesmos o suficiente para cooperar com o Maior dos mestres que o mundo já conheceu. Review and Herald, 10 de março de 1903.

Uma pessoa que reclama de tudo é porque está esquecendo de confiar no Deus que cuida das aves do céu e sabe quantos fios de cabelo tem em nossas cabeças. Por isso não devemos estar ansiosos com o que comer no dia de amanhã, se teremos onde reclinar nossa cabeça para repousar ou quem sabe o que faremos no futuro, pois este a Deus pertence. O que temos que fazer olhar o lado positivo das coisas e aproveitar o presente com alegria, pois como ele mesmo se nomeia, é um presente.





Mensagem do pôr-do-sol do clube no dia 15/11/2008

2 comentários:

Daya Grabowski disse...

Não diga que nao pode ! Voce pode !

Matheus Novara disse...

Na verdade, O pecado torna muitas vezes um tanto "injusta", a vida na terra, parece que sempre são estabelecidas comparações entre pessoas, o que não é correto, ainda como se não bastasse, ainda existe o preconceito, o que leva muitas pessoas a reclamar, mas na verdade, a comparação, a injustiça, e o preconceito, são vendas que o inimigo usa para tampar nossas vistas e não enxergar o sacrifício de Jesus na cruz.. com Jesus certamente, VOCÊ PODE. amém