14 de dez. de 2008

Fortões




Há muitas histórias interessantes na Bíblia, uma delas é a de Sansão. Ele é conhecido por sua força e seus cabelos longos. Era um monte de músculos, p’ra Hulk nenhum colocar defeitos. Foi o homem mais forte da história da humanidade. Infelizmente, nós sabemos que de todos os músculos de seu corpo, houve um que ele não soube dominar: o coração. E por causa desse pequeno músculo, do tamanho da sua mão fechada, Sansão teve todos os outros músculos derrotados. Terminou calvo e cego.Talvez seja por isso que o sábio Salomão escreveu em Prov. 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as avenidas da alma.” Há uma parte da história de Sansão que interferiu mais do que a própria mulher, por quem ele se apaixonou, contou seus segredos e ela o traiu. Acontece que Sansão não teria conhecido Dalila, e nem teria tido tantas lutas pessoais, se ele tivesse atendido às orientações de seus pais e do Seu Deus, a respeito dos lugares que deveria e que não deveria freqüentar. Assim foi que tudo começou...

Esta historia nos levam a uma reflexão profunda sobre como o nosso caráter é diretamente afetado pelos ambientes que freqüentamos e as pessoas com quem nos relacionamos.
Aprendemos que os músculos mais fortes do mundo, não garantem nossa vitória ou segurança. Veja como os lugares onde Sansão insistia em freqüentar foram cercando suas decisões e livre arbítrio. E com o tempo, ele se tornou cativo pelas pessoas que viviam naquelas terras, a quem ele tanto desprezava e se julgava superior.

Antes que o mundo raspasse os cabelos e cegasse os olhos de Sansão, ele mesmo já havia “raspado” de sua mente seus princípios e compromissos para com Deus, e se tornado cego para o pecado.

Em sua opinião, o que influencia mais, os ambientes e pessoas com quem nos relacionamos ou a nossa influência sobre elas?

Para pensar: Antes que Deus seja o nosso Senhor eterno, Ele precisa ser o nosso Senhor aqui na Terra. Antes que andemos com Ele no reino celestial, precisamos andar com Ele pelos caminhos desta vida. Para chegar ao céu, precisamos nos afastar dos caminhos do mundo, e andarmos exclusivamente nos caminhos de Jesus. Pois Ele disse em João 14:6: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.”

Textos para ler: Juízes 13:12-14, 24-25 e 14:1-3 e 16:1-4, 15-17.


Daya Grabowski

2 comentários:

Rogerio Almeida disse...

realmente... para obtermos a vitoria precisamos nos refugiar nos braços de Cristo, e hoje o diabo sabe nos minimos detalhes sobre nossas fraquezas.. mas o nosso amado Deus sabe quais sao os caminhos para nos livrar dos ataques do inimigo..

lembre-se voce faz parte do arrail dos israelitas e é nesse arraial que Deus abita... nao saia desse lugar...
permaneça nos braços do Pai...

Matheus Novara disse...

então por que mesmo assim tentamos nos desviar do caminho que ele deixou?
por que mediante todos os principios de paz, amor, fraternidade, ainda ferimos o coração de nossos irmãos com falsos testemunhos?
por que ainda com o conselho de nosso pai celeste de não desviarmos o nosso pé do sábado, insistimos em seguir o mundo, e ir á festas mundanas, e fingir que tudo está bem? será que é por que nosso pastor, nosso pai, nossa mãe não está vendo?
ou será que é por que realmente não honramos o nome de cristo necessáriamente ao ponto de confiarmos nossa vida ao pai do céu? as dalilas do mundo são atraentes, mais somente cristo pode salvar de todo o pecado que existe. amém