31 de dez. de 2008

Getsêmani

Jesus ja esteve no Getsêmani horando por varias vezes, mas esta noite era diferente, a tristesa tomava conta do seu coração, pois sabia q seria sua utima agonia. "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" Marcos 14:34. Com Jesus entraram no horto apenas tres dicipulos: Pedro tiago e João os mais intimos companheiros de Cristo, desejava te-los perto de Si. "Fiquem aqui, vigiem comigo" Mateus 26:38. Um pouco mais afastado dos dicipulos Jesus cai por terra sentindo-se separado do Pai, Ele sabia que para passar por esta tortura nao poderia exercer do seu poder divino, como homem deveria suportar a ira divina contra a transgreção. Era de extrema importancia que os dicipulos oracem por si e por Jesus devido ao delicado momento que o Mestre estava vivenciando. Mas Jesus surpreende os dicipulos dormindo, "Simão [Pedro], está dormindo? Vigieme e orem, para que não caiam em tentação. O espirito esta pronto mas a carne é fraca" Marcos 14:37-38. Ao acordar, os dicipulos se enchem de temor em ver o mestre com a face ensanguentada devido a sua agonia "sua aparecencia estava tão desfigurada que Ele se tornou irreconhecivel como homem" Isaias 52:14. Por tres vezes Jesus proferiu a horação "Meu Pai, se não for possivel afasta de Mim este calice sem q Eu o beba, mas se faça a Tua vontade não a Minha" Mateus 26:42, até este momento Jesus poderia desistir de todo o sofrimento que estava vivenciando e o que ainda estava por vir, poderia simplismente enchugar o seu suor em sangue e voltar para o Pai e mandar que o pecador tomace do seu próprio pecado. Mas Jesus sabe o quanto o homem é fraco, ve o poder do pecado sobre toda a humanidade e decide salvar toda a raça caida custe o que custar de sua parte, decide deixar as cortes celestiais onde tudo é puro e alegre para salvar a única ovelha perdida, o unico mundo caido pela transgressão. Anjos contemplavam o seu senhor, o Senhor estava rodeado pelas forças satanicas, satanas e seus seguidores estavam atentos a esta crise na obra da redenção. Os poderes do bem e do mal aguardavam aflitos qual seria a resposta para as tres horaçoes de Cristo repetidas. Do céu surgiu uma luz na hora da crise e um poderozo anjo de Deus que ocupa hoje o lugar que satanas caira do céu veio para junto de Cristo, veio para fortalecer a fim de que Jesus bebesse do calice com a certeza do amor do Pai, apontou o ceu aberto e falou das pessoas que seriam salvas com o resultado de todo Seu sofrimento e do reino que seria dado aos santos do Altíssimo. A agonia nao cessou, mas agora o desanimo passou. Logo se ouve a multidão se aproximando "A quem procuram? Responderam: A Jesus de Nazaré. Jesus dice: Sou Eu" João 18:4-6. Após isto o anjo q estivera com Jesus o confortando se colocou entre Jesus e o povo, uma luz Divina iluminou o rosto do Salvador e por terra cairam Sacerdotes, anciãos e soldados e até o proprio Judas. Retirando-se o anjo se dicipou a luz. Logo se levantam envergonhados e sercaram a Jesus mais uma vez, com medo que ainda escapace, nao se convenceram que ali estava o Filho de Deus. E agora Judas, "Eu o saudo, Rabi" e beija o Salvador repetidamente. "Judas, com um beijo vc está traindo o Filho do Homem?" Lucas 22:48. Estas palavras deviam ter despertado o coraçao do traidor, mas nao demonstrou nem uma intenção de se arrepender pois ja tinha se entregado a satanas e nao tinha mais poder para resistir. Logo Jesus foi amarrado com cordas, Pedro indignado com a sena puxa da espada procurando defender o Mestre acaba cortando a orelha do servo do sumo sacerdote, Jesus se libertando das cordas disse:"Basta" LUcas 22:51. Tocou a orelha e a curou estantaneamente e mais uma vez repreendeu dizendo: "Guarde a espada, pois todos que empunham a espada por ela morrerão." Mateus 26:52-53. Os dicipulos ficaram aterrorizados em ver que Jesus estava permitindo que o prendecem, nao entendiam o porque desta conduta e tamanha humilhação. Pedro propos que se salvacem e fugiram. " e ja chegou, quando voces serão espalhados cada um para sua casa. Me deixarão sozinho. Mas não estou pois Meu Pai esta comigo." João 16:32.

Que possamso refletir no tamanho sofrimento de Jesus por nós e em tudo que o Mestre deixou para tráz para vir a esta terra e morrer por nós falhos e ingratos pecadores. A Crucificação de Jesus é o ato de amor mais forte e pleno que existe, muitas vezes achamos simples tudo isto, mas somente estudando afundo os detales podemos nos deparar na complexidade de tudo isto. O relato acima foi retirado do primeiro capitulo do livro A Paixao de Cristo, o mesmo nos mostra toda a cena da crucificação, tentarei relatar aqui todo o livro. Espero que acompanhem e gostem. Que tudo seja para Gloria de Jesus, que o meu eu morra e que Cristo abite em mim.

0 comentários: